A Hora da Notícia

Advogado André Cabral é o novo secretário de Estado da Saúde

Teste Banner Anuncio Titulo Post

Foto: Olival Santos / Ascom Sesau/AL

O advogado André Luiz Ávila Cabral é o novo secretário de Estado da Saúde, nomeado pelo decreto 82.258, publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) dessa sexta-feira (1º). O novo titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assume a vaga deixada pelo advogado Alexandre Ayres, exonerado, a pedido, conforme o decreto 82.257.

André Luiz Ávila Cabral tem 38 anos e já integrava os quadros da Sesau, exercendo o cargo de secretário Executivo de Gestão Interna, responsável pelos processos administrativos das unidades vinculadas à pasta. Formado em Direito no ano de 2005, pelo Centro Universitário Cesmac, antes de chegar à Sesau, já atuou como advogado de carreira e, na esfera pública, já exerceu cargos no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Alagoas Previdência.

Na Sesau, como secretário de Gestão Interna, o novo gestor participou ativamente de todo o processo de reestruturação da saúde pública em Alagoas. Com isso, nos últimos três anos, foram entregues seis novos hospitais, sendo três na capital e três no interior, e sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), das quais uma foi construída em Arapiraca e as outras seis em Maceió.

Por meio de sua atuação na Secretaria de Gestão Interna da Sesau, foram elaborados todos os processos administrativos responsáveis pela construção das novas unidades de saúde. Graças também à atuação de Cabral, foram adquiridos os novos e modernos equipamentos hospitalares, que asseguram mais qualidade no atendimento da população alagoana, agilizando e qualificando o diagnóstico de doenças, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Assumir a titularidade da Sesau é uma grande responsabilidade, diante da revolução realizada na saúde estadual nos últimos anos, tendo à frente o então secretário Alexandre Ayres. Com o apoio dos servidores da Sesau, vamos continuar trabalhando para fortalecer o SUS [Sistema Único de Saúde] e assegurar assistência ágil, eficiente e humanizada à população alagoana”, salientou o novo gestor.

Assistência

No campo da assistência à saúde, o agora titular da Sesau também integra o Comitê de Políticas Migratórias, formado por várias pastas do Executivo estadual, por representantes dos municípios e órgãos de controle, como a Defensoria Pública da União (DPU). Por meio dele são discutidas medidas que garantam o acolhimento humanitário aos refugiados indígenas venezuelanos, que se encontram vivendo em Alagoas, em situação de vulnerabilidade social.

“Estamos trabalhando para criarmos uma política multidisciplinar de Estado, que assegure assistência integral aos refugiados indígenas venezuelanos, que se encontram em situação de vulnerabilidade no Estado. Em parceria com outras secretarias, os técnicos da Sesau estão atuando em um programa que assiste pessoas de outros países, que porventura possam chegar a Alagoas”, ressaltou André Cabral.

Concurso Público

Em março do ano passado, André Luíz Ávila Cabral foi designado, pelo então governador Renan Filho, para compor a Comissão Organizadora do Concurso Público da Sesau. Com isso, após 20 anos, o Executivo estadual realizou uma seleção para a saúde, oferecendo 1.200 novas vagas, cujos profissionais já foram nomeados.

Ainda com relação ao programa de valorização do servidor público, que assegura a estabilidade das políticas públicas no âmbito do SUS, André Cabral sempre foi um entusiasta. O gestor reconhece que, graças aos servidores públicos concursados, os serviços de saúde nunca sofrem solução de continuidade.

Com esta visão, o novo gestor da saúde estadual adotou como prática a valorização dos servidores, prestigiando as iniciativas desenvolvidas que qualificaram, ainda mais, os serviços de saúde prestados pela Sesau. Participando e incentivando as ações criadas pelos servidores, Cabral se notabilizou por ouvir e acolher os projetos de profissionais que vivem, diariamente, o cotidiano da saúde pública e que, fazem do trabalho no SUS, um verdadeiro sacerdócio.

Entre eles está o servidor Francisco Carlos de Albuquerque Júnior, que em 2020 recebeu, das mãos de André Cabral, a Medalha do Mérito Sílvio Carlos Luna Vianna, em reconhecimento à sua dedicação ao serviço público. O servidor de carreira, que atua na Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (Gerevep), desenvolveu o Programa de Avaliação de Desempenho Anual dos Servidores da Sesau, que conquistou o primeiro lugar no Prêmio Inova SUS, criado e financiado pelo Ministério da Saúde (MS).

fonte: tribunahoje.com

Compartilhe essa informação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente