A Hora da Notícia

Alagoas precisa qualificar 58 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
prefeitura junho

Divulgação

Com as transformações recorrentes no mercado de trabalho, em especial para atender as novas demandas tecnológicas, Alagoas precisa qualificar 58 mil pessoas para ocupar vagas no setor industrial. E isso tem que acontecer, de acordo com a projeção do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, em quatro anos, ou seja, até 2025.


As qualificações serão necessárias para repor cargos inativos, mas também para preencher novas vagas. Desse número, 45 mil são para formação continuada. Isso significa que a maioria, 77%, precisa se atualizar.

PUBLICIDADE

Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, ocupações industriais são aquelas que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial, mas estão presentes também em outros setores da economia.

Em todo o país, a demanda é de 9,6 milhões de trabalhadores qualificados. Os dados e a avaliação são do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país.


As áreas com maior demanda por formação são: Construção, Metalmecânica, Transversais, Logística e Transporte, e Alimentos e Bebidas. As ocupações transversais são aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo.

O estudo agrupa as ocupações industriais em 25 áreas. Abaixo, as que mais precisarão formar até 2025:

Áreas com maior demanda por formação (inicial + continuada)

Área Demanda

Construção 13.612

Metalmecânica 8.883

Transversais 8.875

Logística e Transporte 8.025

Automotiva 4.327

Química e Materiais 1.647

Tecnologia da Informação 1.647

Gestão 1.608

Telecomunicações 1.472

Eletroeletrônica 1.258

*Com assessoria

fonte: gazetaweb

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente