A Hora da Notícia

Alagoas recebe 104.490 doses de vacinas e distribuição começa nesta sexta (25)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Carla Cleto / Agência Alagoas

Alagoas recebeu, na tarde desta quinta-feira (24), 104.490 doses de vacinas contra a Covid-19, possibilitando ampliar a vacinação para pessoas a partir de 44 anos. Após serem contabilizadas e armazenadas na sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), em Maceió, as vacinas serão distribuídas aos 102 municípios alagoanos já a partir desta sexta-feira (25).

A remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS) contém 42 mil doses da vacina CoronaVac, 37.440 da Pfizer e 25.050 da Janssen. Após o recebimento dos imunobiológicos, as doses foram acondicionadas conforme as instruções de cada laboratório fabricante. As doses da Pfizer estão congeladas e armazenadas em freezers, em uma temperatura entre -25° e -15° Celsius. Já os imunizantes CoronaVac e Janssen estão na câmara fria do PNI/AL, em temperatura entre 2° e 8° Celsius.

Com esse procedimento finalizado, as doses são direcionadas para as Centrais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Arapiraca e Maceió. A partir de então, os imunizantes ficam disponíveis para os 102 municípios alagoanos realizarem a retirada das vacinas.

O anúncio sobre o avanço da faixa etária para vacinação contra a Covid-19 foi feito pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. “Vamos avançar nas faixas etárias e iniciar a vacinação dos alagoanos de 44 a 47 anos. Hoje Alagoas recebeu mais de 104 mil doses das vacinas Coronavac, Pfizer e Janssen”, informou o titular da saúde estadual.

Para as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) retirarem as doses e os insumos, é preciso fazer um requerimento no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Também é necessário realizar o agendamento prévio com a Central de Maceió, pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com. Para agendar com a Central de Arapiraca, basta enviar um e-mail para o endereço: creadiarapiraca@gmail.com .

Balanço – Alagoas já recebeu 1.867.870 doses das quatro vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Com esse total, 1.258.399 pessoas já foram vacinadas, sendo 922.328 com a primeira dose (D1) e outras 336.071 com a segunda dose (D2).

fonte: TNH1

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente