A Hora da Notícia

BC informa vazamento de dados cadastrais de 160 mil chaves PIX

Cópia de sua marca aqui (2)
BANNER-ANUNCIO-AHORADANOTICIA-JAND (2)

O Banco Central informou, nesta sexta-feira (21/1), que houve vazamento de informações ligadas a 160 mil chaves PIX. De acordo com a autarquia, entre os dados expostos estão nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número de agência. O caso foi observado entre 3 e 5 de dezembro do ano passado, em informações sob a guarda e a responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento S.A. (Acesso).

O problema ocorreu, segundo o BC, “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento”.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, detalha a nota.

A autoridade monetária afirma que as vítimas desse vazamento serão notificadas por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição a qual é cliente. O contato não é feito por telefone, mensagem de texto ou e-mail, configurando golpe caso ocorra.

O BC afirmou que tomará as providências necessárias. “Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, declarou.

Outro caso parecido ocorreu em setembro de 2021, quando o Banco Central informou vazamento de dados de 395 mil chaves PIX sob a responsabilidade do Banese (Banco do Estado de Sergipe).

fonte: Gazetaweb

Compartilhe essa informação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente