A Hora da Notícia

Cadastro Único: conheça o aplicativo que facilita o acesso de usuários

P.Contas 728x90px
BANNER-ANUNCIO-AHORADANOTICIA-JAND (2)

Divulgação

Para atender os usuários, o Cadastro Único (CadÚnico) agora tem um novo canal de atendimento: o Aplicativo do Cadastro Único. Além de agilizar os processos, também será possível ter acesso aos programas sociais do Governo Federal. https://5a3ea894a1cee6b647d4dc961f876c23.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Os cidadão poderá consultar as informações das famílias registradas no CadÚnico e confirmar se os dados já cadastrados estão atualizados, ou seja, não houve qualquer mudança de integrantes, renda ou escolaridade para as pessoas que integram a família. Se tudo estiver atualizado, basta confirmar. Em caso de informações diferentes, o responsável familiar deverá ir até um posto de atendimento do Cadastro Único.

Além disso, para quem não está cadastrado, é possível realizar o pré-cadastro. Essa é a primeira etapa para as famílias entrarem no Cadastro Único por meio do aplicativo. O pré-cadastro reduz o tempo de espera nas unidades da Assistência Social, já que o usuário irá até os locais de atendimento apenas para completar e confirmar seus dados.   https://5a3ea894a1cee6b647d4dc961f876c23.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O coordenador do Cadastro Único em Maceió, Diogo Santos, explicou que, após o recadastramento, o usuário tem até 120 dias para concluir a inscrição. “Nesse período, os usuários devem procurar um dos 18 equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social para a entrega da documentação e entrevista com o entrevistador do CadÚnico.”

O aplicativo está disponível para celulares nos sistemas Android e IOS. O Cadastro Único é usado pelo Governo Federal para definir quem é elegível a mais de 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Casa Verde Amarela, por exemplo.

O usuário cadastrado pode:

  • Emitir um comprovante de cadastramento;
  • Consultar quais são os integrantes da família e o NIS de cada um;
  • Ver se o cadastro está atualizado ou não;
  • Atualizar o cadastro por confirmação dos dados;
  • Consultar os benefícios que a família recebe, dentre eles o Auxílio Brasil e o BPC/LOAS.

Para quem ainda não está cadastrado, o aplicativo permite o:

  • o pré-cadastramento;
  • encontrar a localização de um posto de cadastramento mais próximo.

*com informações da assessoria.

fonte: gazetaweb

Compartilhe essa informação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente