A Hora da Notícia

Cientistas anunciam máscara que detecta Covid-19 em 90 minutos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Reprodução / Wyss Institute at Harvard University

Uma máscara facial criada por engenheiros da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambas dos Estados Unidos, detecta se o usuário está contaminado pelo novo coronavírus em cerca de 90 minutos. Os resultados foram divulgados em artigo científico na revista Nature na última segunda-feira (28/6).

Os engenheiros responsáveis afirmam que a tecnologia tem sensibilidade comparável aos testes RT-PCR padrão-ouro (moleculares) mas com a vantagem do tempo – exames feste tipo demoram para ter os resultados divulgados, enquanto que a testagem pela máscara – que é feita de papel – pode ser realizada em até 90 minutos.

O custo de produção também é um atrativo. Sem levar em conta a embalagem, foram necessários apenas US$ 5 para produção do protótipo, o equivalente a cerca de R$ 25.

Como funciona

Para realizar a testagem, o usuário deve primeiro utilizar a máscara por um tempo médio de 15 a 30 minutos. Após esse período, pressiona um botão no exterior do equipamento e, em cerca de uma hora e meia, os resultados aparecem na face interna da máscara. A parte interna da máscara é revestida por biossensores capazes de detectar partículas virais por meio do hálito e da respiração.

fonte: TNH1

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente