A Hora da Notícia

Com a chegada do outono, mais de um milhão de alagoanos devem se vacinar contra a Influenza a partir de abril

Teste Banner Anuncio Titulo Post

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Com a chegada do outono, mais de um milhão de alagoanos devem ficar atentos à vacinação contra o vírus da Influenza. O Governo Federal inicia, a partir do dia 4 de abril a campanha de vacinação contra a Influenza. Em Alagoas, 1.142.372 fazem parte do público alvo da campanha.

A campanha da vacinação para a Influenza ocorrerá em meio ao avanço da vacinação contra a covid-19. “A campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a covid-19. Assim, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19, para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas. Além disso, todas as medidas de prevenção à transmissão da covid-19 nas ações de vacinação deverão ser adotadas”, explica a nota técnica do Ministério da Saúde.

Em todo o Brasil, a estimativa é que mais de 76 milhões de pessoas se imunizem contra o vírus da gripe. A previsão é que a vacinação ocorra até o dia 3 de junho e, para isso, o Governo Federal elaborou um cronograma de imunização de acordo com o público alvo.

A campanha acontecerá em duas etapas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril.

Primeira etapa – entre os dias 04/04 e 02/05

  • idosos com 60 anos ou mais;
  • trabalhadores da saúde;

Segunda etapa – entre os dias 03/05 e 03/06

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes e puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Professores;
  • Comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade.

Em Alagoas, a maioria do público alvo são idosos (383.106); crianças de 6 meses a 4 anos (223.642); pessoas com deficiência (182.012) e pessoas com comorbidades (182.012).

O Ministério da Saúde lembra que, na última campanha, realizada em 2021, a maioria dos estados brasileiros não alcançou a meta de vacinar 90% do público alvo, o que inclui o estado de Alagoas.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito.

A doença é uma infecção respiratória aguda, causada por diferentes vírus, dentre eles o A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. Habitualmente em cada ano circula mais de um tipo de influenza concomitantemente (exemplo: influenza A (H1N1)pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B).

Dependendo da virulência dos vírus circulantes, o número de hospitalizações e mortes aumenta substancialmente, não apenas por infecção primária, mas também pelas infecções secundárias por bactérias.

fonte: gazetaweb

Compartilhe essa informação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente