A Hora da Notícia

Covid: Anvisa amplia validade de vacinas já distribuídas pela Fiocruz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
prefeitura junho

Secom Cabedelo-PB/Divulgação

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda (11/4), a ampliação da validade de lotes de vacina contra Covid produzidas pela Fiocruz. A medida vale para imunizantes já distribuídos e fabricados.

A decisão altera o prazo de seis para nove meses. A lista com todos os lotes afetados pela deliberação está aqui. No fim de março, a agência havia aprovado ampliação semelhante, mas apenas para as doses que ainda serão distribuídas.

As doses que já se encontram com estados e municípios podem ser aplicadas dentro do novo prazo de validade, mesmo com o rótulo ainda não atualizado. Já as fabricadas a partir de 30 de março devem ser envasadas com os nove meses de validade.

“A decisão considerou pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária da Agência e a avaliação dos técnicos de que as ações indicadas pelo fabricante permitem a?rastreabilidade e identificação dos lotes já distribuídos”, explica a Anvisa, em nota.

O pedido de ampliação foi protocolado na Anvisa em 11 de fevereiro. “É importante esclarecer que, em agosto do ano passado, a Anvisa também aprovou a ampliação da validade da vacina Covid-19 (recombinante), fabricada pela empresa Serum Institute of India Pvt Ltd (SII), e importada pela Fiocruz”, disse a autarquia em nota.

fonte: gazetaweb

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente