A Hora da Notícia

EUA e aliados europeus avaliam deixar de importar petróleo russo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
prefeitura junho

Gregory Bull, File/AP

Os Estados Unidos, os seus parceiros europeus e o Japão estão avaliando banir as importações de petróleo da Rússia.

No domingo (6), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse que as discussões sobre o assunto estão “muito ativas”.

“Estamos agora em discussões muito ativas com nossos parceiros europeus sobre a proibição da importação de petróleo russo para nossos países, enquanto, é claro, ao mesmo tempo, mantemos um fornecimento global estável de petróleo”, disse Blinken em entrevista à rede de TV NBC.

No mesmo tom, a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, também disse em uma carta divulgada na noite de domingo que a câmara está “explorando” uma legislação para proibir a importação de petróleo russo e que o congresso americano pretende aprovar esta semana US$ 10 bilhões em ajuda à Ucrânia, como resposta à invasão militar de Moscou.

Blinken, que está em uma viagem pela Europa para coordenar com aliados a invasão russa da Ucrânia, acrescentou que discutiu as importações de petróleo com o presidente Joe Biden e seu gabinete no sábado.

Os comentários de Blinken ocorrem em meio a uma disparada dos preços do petróleo e, depois que os Estados Unidos e seus aliados impuseram sanções à Rússia após a invasão da Ucrânia.

Questionado se os Estados Unidos descartaram a proibição unilateral das importações de petróleo russo, Blinken disse: “não vou descartar a ação de uma forma ou de outra, independentemente do que eles façam, mas em tudo o que fazemos, a abordagem começa com a coordenação com aliados e parceiros.”

fonte: gazetaweb

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente