A Hora da Notícia

Governo autoriza transporte intermunicipal com 30% de capacidade na fase vermelha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Arquivo TNH1

O Governo do Estado confirmou, na noite dessa quarta-feira, 17, que o transporte intermunicipal de passageiros vai funcionar com 30% de capacidade máxima durante a fase vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado.

No decreto divulgado na última terça, 16, o governador Renan Filho estabeleceu que o serviço fosse interrompido por 14 dias para coibir a transmissão do novo coronavírus, porém após nova análise, junto com representantes do Estado, o gestor voltou atrás e decidiu pela autorização do transporte com restrições.

A determinação ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), mas a expectativa é que seja divulgada ainda hoje. O transporte só vai poder operar após oficialização no decreto.

Fase Vermelha no Estado

Como previsto, o governador Renan Filho (MDB) anunciou hoje mais um decreto que disciplina o distanciamento social em Alagoas. 

As novas medidas levam em consideração, sobretudo, os números alarmantes de óbitos e de ocupação de leitos de UTI. Segundo o último boletim da Sesau, o índice de ocupação é de 89% em todo o estado e chega a 93% na capital, Maceió.

O novo decreto coloca todo o estado na chamada Fase Vermelha de isolamento social, com toque de recolher em todos os municípios, a partir das 21 horas, e fecha comércio, shoppings e praias nos finais de semana.  As medidas passam a valer a partir da próxima sexta-feira, 19. Veja todas as medidas:

?Funcionamento do comércio

O novo decreto reduziu drasticamente o funcionamento do comércio. “Estamos desencontrando os horários de abertura e funcionamento para ajudar a reduzir o número de pessoas no transporte coletivo urbano”, disse o governador. 

Veja como ficam os horários e dias de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

  • O Comércio em geral no Centro da capital e interior abre das  das 9h às 17h e fecha aos sábados, domingos e às segundas-feiras. 
  • Lojas de rua e galerias abrem das 10h às 18h e fecham aos sábados, domingos e segundas-feiras.
  • Shoppings centers abrem das 11h às 20h e fecham aos sábados, domingos e terças-feiras. 
  • Bares e restaurantes e afins (inclui-se ai as lanchonetes) só podem funcionar nos sistemas delivery e pegue e leve.

Feiras-livres –  serão incluídas na lista de serviços essenciais, funcionando sob protocolo sanitário, evitando aglomerações e com espaçamento de bancas.

Praias e calçadões, lagoas e rios – Fecham nos finais de semana.  Durante a semana podem ser utilizados para atividade física individualmente ou pequenos grupos. 

Academias – permitido funcionamento, com 30% de ocupação e sob agendamento. Mas ficam proibidas para pessoas com mais de 60 anos e com qualquer comorbidade que pode ser agravada pela Covid. Todo cidadão que vai praticar atividade física em academia, mesmo com os controles estabelecidos e horário agendado, vai ter que declarar ao proprietário do estabelecimento que não tem comorbidades. 

Transporte intermunicipal (atualização) – segue funcionando com 30% da capacidade máxima. 

Igrejas e templos: seguem funcionando com 30% da capacidade máxima.

Salões de beleza:  Seguem funcionando com capacidade  reduzida e sob agendamento, não haverá possibilidade de ir e aguardar em fila. Se houver fila e a fiscalização flagrar, o estabelecimento será fechado. Os donos destes estabelecimentos devem agendar os horários dos clientes. 

Escolas – reabrem como já estava previsto, com reavalização posterior.

Fonte: TNH1

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente