A Hora da Notícia

Imposto de Renda 2022: termina hoje o prazo para fazer a declaração

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
prefeitura junho

FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasi

Termina nesta terça-feira (31) o prazo final para a declaração do Imposto de Renda 2022. A Receita Federal espera receber mais de 34 milhões de envios neste ano – até as 20h da segunda-feira, quase 2 milhões de contribuintes ainda não tinham entregado o documento.

Apesar do adiamento do prazo fixado inicialmente para entrega das declarações, os pagamentos das restituições tiveram o cronograma original mantido e vão até setembro.

Nos links abaixo, estão as dúvidas mais comuns respondidas pelas reportagens do g1, com tudo que você precisa saber para entregar sua declaração.

Lembre-se: especialistas recomendam que o contribuinte entregue a declaração dentro do prazo mesmo que ela esteja incompleta, e corrija depois para evitar a multa. Mas atenção: depois do prazo, não é possível mais trocar o modelo da declaração, de simples para completa ou vice-versa.

Quem deixa de fazer a declaração, ou entrega depois do prazo, fica sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. O valor pode parecer baixo – mas essa multa pode chegar a 20% de todo o imposto devido.

Como se preparar

Quem precisa declarar

O que pode ser declarado

Tabela e restituição

Dúvidas

fonte: gazetaweb

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente