A Hora da Notícia

Laboratórios de Maceió fazem testes para aferir resposta imune em vacinados contra a Covid

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Edvan Ferreira

Alguns laboratórios particulares de Maceió começaram a realizar um novo teste que diz se a pessoa vacinada contra a Covid-19 teve resposta imune após tomar a segunda dose. O teste sorológico consegue detectar, por meio da coleta do sangue, os anticorpos neutralizantes contra o vírus responsável pela doença.https:

O exame deve ser realizado após 15 dias de um resultado positivo para o coronavírus ou após a segunda dose da vacina. O método não detecta a presença do coronavírus no corpo, o que ele detecta é a confirmação da existência de anticorpos no organismo.

O resultado do teste é dado em porcentagem de inibição do vírus correlacionada ao teste de neutralização viral. O que significa que menos de 20% significa sem atividade de neutralização, já igual ou acima de 20% significa indicativo da presença de anticorpos neutralizantes.

Os laboratórios salientam que, ao realizar o exame, a presença dos anticorpos totais, assim como os outros tipos de testes sorológicos para o coronavírus, não devem significar a indicação de imunidade parcial ou total do vírus, dessa forma, o controle da pandemia deve se manter, mesmo em caso de resultado positivo deste exame.

A médica patologista Anna Luiza Pinto, que atua em um dos laboratórios, cita que é preciso reforçar ainda o fato de possíveis “falsos negativos”. “Em caso de o teste ser realizado no período que chamamos de uma ‘janela imunológica’, quando não se encontra os anticorpos, e de ‘falso positivo’, em caso de exposição a outro vírus”.

Fonte: Gazetaweb

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente