A Hora da Notícia

Maceió leva vacina contra HPV para crianças e adolescentes na Rua Aberta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
prefeitura junho

FOTO: André Borges/Divulgação

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Saúde de Maceió, vai levar vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos à Rua Aberta da Ponta Verde. A imunização irá ocorre no domingo (13). A vacinação integra a programação do Março Lilás, que durante este mês, intensifica as ações preventivas do câncer de colo de útero.https://2bd03cd1e148c0f1cce9b0e53af819f1.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A vacinação ocorrerá ao lado do ponto de vacinação contra a Covid-19, instalado no Centro de Atendimento ao Turista (CAT Praia), em frente ao espaço Maceió é Massa.PUBLICIDADE

A vacina contra o HPV é o principal meio de prevenção do câncer de colo de útero, uma vez que o vírus é responsável por mais de 70% dos casos da doença, o terceiro em incidência entre mulheres. Com apenas duas doses aplicadas no intervalo de seis meses, elimina-se o principal fator de risco da doença. A vacina faz parte do calendário de imunização e também está disponível, durante todo o ano, nas unidades de saúde.

Outros públicos

Além de meninos e meninas, a vacina contra o HPV também deve ser administrada a mulheres de até 45 anos e homens de até 26 anos de idade vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos (coração, pulmão, rim, pâncreas e fígado) e de medula óssea, além de pacientes oncológicos, mediante prescrição médica comprovando a condição clínica.

Para estes públicos devem ser administradas três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Adolescentes de 15 anos com esquema vacinal em atraso deverão ser vacinados com a segunda dose.

A vacina contra o HPV é contraindicada durante a gestação.

Para tomar a vacina, crianças e adolescentes devem apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação e estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

O vírus

O HPV (sigla em inglês para Papiloma Vírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

fonte: Gazetaweb

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente