A Hora da Notícia

Mais de 360 mil crianças serão imunizadas em Alagoas após inclusão pelo Ministério da Saúde

Teste Banner Anuncio Titulo Post

Fotos: Ascom SMS / Arquivo

Mais de 360 mil crianças entre 5 e 11 anos deverão ser imunizadas nos próximos dias em Alagoas. A estimativa é que, em Maceió, serão mais de 106 mil. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde da capital (SMS). As crianças foram incluídas nessa quarta-feira (5) no Plano Nacional de Imunização pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a Prefeitura de Maceió, a maioria das crianças que irá receber as doses do imunizante a partir dessa etapa tem entre 9 e 10 anos de idade. Nesta quinta-feira (6), por meio das redes sociais, o prefeito da capital, JHC, afirmou que vai dar início à vacinação de Covid-19 para esse público alvo assim que as doses chegarem ao município. O Ministério da Saúde prevê que as doses sejam aplicadas nesse público ainda neste mês de janeiro. A primeira remessa deve chegar ao Brasil no dia 13 de janeiro.

A secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite, detalhou que a vacinação de crianças será realizada por faixa etária com prioridade para os pequenos que possuem comorbidades ou deficiências permanentes. Em seguida, estados e municípios podem definir a sequência da imunização.

A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), autorizado para aplicação no público infantil pela Anvisa, com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.

População estimada em Maceió

5 anos – 12.300

6 anos – 13.261

7 anos- 14.303

8 anos – 14.858

9 anos – 16.224

10 anos – 18.716

11 anos – 16.679

Total – 106.341

Cronograma do Ministério da Saúde

Para atender essa demanda, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, já encomendou mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer. A previsão é que essas unidades sejam entregues no primeiro trimestre deste ano. Até o fim de janeiro, a estimativa é que 3,7 milhões de doses cheguem ao país. Já estão previstos três voos com 1,248 milhão de vacinas cada. O primeiro desembarcará no Brasil em 13 de janeiro, o segundo dia 20 e o terceiro dia 27.

As doses serão distribuídas de forma proporcional para os estados e o Distrito Federal, considerando a estimativa de crianças nessa faixa etária por unidade federativa

Atualmente, alagoas está vacinando adolescentes de 12 a 17 anos e adultos com 18 anos ou mais, além da dose de reforço para o público com mais de 18 anos.

fonte: Gazetaweb

Compartilhe essa informação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente