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Mais de 75% dos alunos precisam de reforço para alfabetização, aponta Datafolha

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fevereiro 15, 2022 por Da Redação

Segundo pesquisa Datafolha, publicada nesta segunda (14): boa parte dos estudantes precisará de reforço no retorno presencial às aulas.

O percentual é ainda mais alto entre crianças em fase de alfabetização, com 76% delas com necessidade de algum apoio para complementar o aprendizado, segundo pais e responsáveis ouvidos pela pesquisa.

O levantamento, encomendado por Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), ouviu 1.306 pais e responsáveis e 1.850 estudantes de escolas públicas entre os dias 6 e 30 de dezembro de 2021.

A margem de erro para as respostas dos alunos é de dois pontos percentuais para mais ou para menos; já a margem de erro para as dos responsáveis é de três pontos. https://flo.uri.sh/visualisation/8674529/embed?auto=1https://flo.uri.sh/visualisation/8674529/embed?auto=1 https://flo.uri.sh/visualisation/8674694/embed?auto=1 A pesquisa foi realizada pelo Datafolha a pedido de Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Foram ouvidos 1.306 pais e responsáveis e 1.850 estudantes, entre 6 e 30 de dezembro de 2021, por meio de ligações telefônicas em todo o Brasil. A amostra foi feita com base em matrículas do Censo de Educação de 2020 entre estudantes de 6 a 18 anos das escolas públicas. A margem de erro para as respostas dos alunos é de dois pontos percentuais para mais ou para menos; já a margem de erro dos responsáveis é de três pontos.  

A necessidade de reforço também é apontada pelos pais em disciplinas como matemática (71%), língua portuguesa (70%), ciências (62%) e história (60%).

Programas de apoio e recuperação nas escolas são vistos como prioridade para 28% dos responsáveis ouvidos pela pesquisa, embora menos da metade dos estudantes em escolas que reabriram estejam recebendo aulas de reforço (43%) ou apoio psicológico (35%).

Abandono

De acordo com o levantamento, dois em cada dez estudantes correm o risco de abandonar a escola. Os principais motivos para a desistência são a perda de interesse nos estudos (29%) e a dificuldade em acompanhar as atividades (29%).

Para 15% dos alunos, há também o medo de não serem acolhidos diante das dificuldades que tiveram no aprendizado durante o ensino remoto.

O estudo aponta ainda  que o retorno às aulas presenciais levou a um impacto positivo no desempenho dos alunos: para os responsáveis entrevistados, 83% dos jovens que retornaram ao ensino presencial estão evoluindo no aprendizado.

fonte: eassim.com.br

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