O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fará posicionamento oficial na noite de domingo (17), feriado de Páscoa. O discurso consta no cronograma da Rede Nacional de Rádio.
De acordo com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o pronunciamento será transmitido às 20h45, e terá duração de 5 minutos e 10 segundos.
Apesar de não haver divulgação oficial sobre a pauta do discurso, a expectativa nos bastidores é de que Queiroga fale sobre um possível fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin).
Com a revogação do decreto, o governo federal passará a encarar a crise sanitária causada pela Covid-19 de forma mais flexível, com a extinção de medidas restritivas.
Algumas delas já entraram em vigor, como o fim da apresentação de teste de Covid para a entrada de viajantes no Brasil e a extinção da obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados de trabalho.
Fim da emergência sanitária
Na quinta-feira (14), a equipe do Metrópoles questionou ao ministro se o tema do pronunciamento seria a revogação da Espin. O cardiologista não respondeu ao questionamento, mas disse que o tema está em “diálogo” no Ministério da Saúde.
“Temos dialogado já há algum tempo sobre a flexibilização da Espin. E no bojo dessa flexibilização alguns instrumentos legais perecem. É nesse sentido que se analisa todos esses aspectos”, afirmou o ministro.
O cardiologista disse estar “tranquilo” pois o país vive um cenário epidemiológico “controlado”. “Rio de Janeiro vai fazer carnaval semana que vem, por exemplo. É preciso se avaliar o impacto regulatório da decisão discricionária do ministro. É uma decisão discricionária, mas não é solitária”, concluiu. fonte: gazetaweb




