A Hora da Notícia

Ministro do Interior da Líbia escapa de tentativa de assassinato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Ministro do Interior da Líbia, Fathi Bachagha escapa de tentativa de assassinato foto: ASSOCIATED PRESS

O ministro do Interior da Líbia, Fathi Bachagha, escapou de uma tentativa de assassinato em uma rodovia perto de Trípoli, neste domingo (21), informou à AFP um membro de sua equipe.

O comboio de Bachagha foi atacado por tiros disparados de um veículo blindado, acrescentou.

“A escolta policial que acompanhava o ministro respondeu. Dois dos agressores foram presos, o terceiro está no hospital. O ministro está bem”, disse a mesma fonte.

Peso-pesado da política local, Fathi Bachagha voltava de uma visita de rotina à sede de uma nova unidade de segurança subordinada a seu Ministério.

Bachagha foi nomeado em 2018 ministro do Interior do Governo de Unidade Nacional (GNA), reconhecido pela ONU e com sede em Trípoli.

O político, de 58 anos, que fez da luta contra a corrupção seu cavalo de batalha, era um forte candidato para o cargo de primeiro-ministro interino, que finalmente acabou com Abdel Hamid Dbeibah no início de fevereiro.

Dez anos depois da queda de Muammar Khaddafi em 2011, a Líbia continua mergulhada em uma crise política, com dois adversários até agora: no oeste, o GNA, apoiado pela Turquia, e, no leste, o marechal Khalifa Haftar, apoiado pela Rússia.

Em 23 de outubro passado, estes dois lados rivais assinaram um acordo de cessar-fogo permanente, de “efeito imediato”, após cinco dias de discussões em Genebra sob mediação da ONU.

Em 5 de fevereiro, Dbeibah, um engenheiro de formação e rico empresário, e três outros membros de um conselho presidencial foram designados para garantir a transição até as eleições nacionais de dezembro de 2021.

 fonte: Gazetaweb

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente