A Hora da Notícia

Ocupação de UTI pediátrica para síndromes gripais chega a 100%

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
prefeitura junho

Agência Alagoas

O número de casos graves e de internações em decorrência de Covid-19 caiu progressivamente desde março. Com isso, a oferta de leitos hospitalares destinados a pacientes com Covid-19 ou outras infecções respiratórias também foi reduzida, chegando ao número atual de 158 leitos de terapia intensiva (UTI), cuidados intermediários (UCI) e clínicos. A ocupação de leitos pediátricos de UTI, contudo, segue alta, chegando a 100% do total disponibilizado pelo Estado nos últimos dois dias. Além desse dado, de 12 leitos de UTI Covid ocupados ontem, dois eram de adultos e dez de crianças, o que representa 83,3% do total. https://44bb1e116842196fe8721f63ac3bc356.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O médico infectologista Fernando Maia chama a atenção dos pais para a vacinação das crianças menores de 5 anos contra a Influenza, que terá início na próxima segunda-feira (2).

“Ainda não há definição de qual agente está causando essas infecções. Sabemos que a maioria não é Covid, deve ser por influenza, essa cepa nova que surgiu no ano passado e que já fez muitos casos, inclusive aqui em Alagoas”, ressalta Maia. “Por isso, é muito importante que as crianças que podem ser vacinadas, maiores de seis meses até os 5 anos, sejam vacinadas porque vai evitar esses casos mais severos relacionados à influenza”.

No início do ano, foram registradas mais internações de crianças por Covid, mas à proporção que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos aumentou, o número de casos graves de Covid em pessoas dessa faixa etária caiu.

Com isso, o boletim de ocupação de leitos passou a informar quantos, dentre os casos de internação em UTI pediátrica, haviam testado positivo para a Covid-19.

De acordo com os últimos dois boletins, os dez leitos de UTI pediátrica destinados a síndromes respiratórias estavam ocupados, mas nenhum destes pacientes tem Covid. “Dos dez leitos de UTI pediátrica, dez estão ocupados, sendo todos negativos para Covid-19”, destaca a publicação.

Além da vacinação das crianças menores de 5 anos contra a Influenza e das de 5 a 11 anos contra a Covid, o especialista orienta os pais a manter os cuidados não farmacológicos para proteger os filhos contra os vírus respiratórios.

“Os cuidados preventivos são os mesmos – lavar as mãos e manter o distanciamento social. Criança pequena não usa máscara, mas as maiorzinhas já usam, então é importante que elas usem na escola e em ou outros ambientes que possam favorecer a propagação dos vírus, particularmente em ambientes fechados”, alerta o infectologista Fernando Maia.

fonte: gazetaweb

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente