A Hora da Notícia

OMS: subvariantes provocaram aumento de casos de Covid em 50 países

Cópia de sua marca aqui (2)
BANNER-ANUNCIO-AHORADANOTICIA-JAND (2)

FOTO: Reprodução

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, chamou atenção, nesta terça-feira (10/5), para um novo aumento de casos de Covid-19 em pelo menos 50 países. A subvariante BA.2, da Ômicron, continua sendo a dominante em todo o mundo. No entanto, as linhagens BA.4 e BA.5 impulsionaram a transmissão do vírus, especialmente na África do Sul.

“O número crescente de casos destaca a volatilidade desse vírus. As subvariantes estão gerando um grande aumento nos casos. Mas, pelo menos, no momento, as hospitalizações e as mortes não estão aumentando tão rapidamente quanto nas ondas anteriores.”, disse Tedros, durante coletiva de imprensa nesta terça (10/5).

O líder da OMS atribuiu a redução da mortalidade aos efeitos de proteção gerados pelas vacinas e pelas ondas anteriores da pandemia, mas alertou que este não é um privilégio global, Países de baixa renda ainda enfrentam dificuldades para atingir a cobertura vacinal primária de 70% da população.

Embora as novas variantes sejam apontadas como menos perigosas para as pessoas vacinadas, as autoridades da OMS alertam que os pacientes ainda estão suscetíveis à Covid longa.

“A Covid longa é devastadora e debilitante para indivíduos – jovens e idosos – comunidades e economias. Os governos precisam levar isso a sério e fornecer atendimento integrado, apoio psicossocial e licença médica para os pacientes que sofrem com isso”, pontuou Tedros.

fonte: gazetaweb

Compartilhe essa informação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente