A Hora da Notícia

Pelo menos 11 municípios alagoanos decretaram situação de emergência por causa das chuvas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
prefeitura junho

Chuvas em Maceió / Divulgação

Pelo menos 11 municípios alagoanos decretaram situação de emergência devido às chuvas. Os municípios foram fortemente atingidos e registraram diversas ocorrências provocadas pelas chuvas, inclusive o desabamento de residências. Cerca de 700 famílias alagoanas ficaram desalojadas.

Até a publicação desta matéria, além dos nove que estão em situação de emergência, segundo um levantamento da Associação dos Municípios Alagoanos, três estão em estado crítico (Palmeira dos Índios, Penedo e Feliz Deserto) e nove estão em situação de alerta.

Os municípios que decretaram situação de emergência foram: Arapiraca; Barra de São Miguel; Coruripe; Maceió; Marechal Deodoro; Penedo; Porto Calvo; Roteiro; São Miguel dos Campos e Traipu.

Nas redes sociais, o prefeito de Maceió JHC disse que tomou a medida após os relatórios da  Defesa Civil que apontam um grande acumulado de chuvas na capital alagoana. “Seguimos atentos. A prioridade é o maceioense!”, escreveu. 

A partir da situação emergencial, o Município também executa imediatamente o plano de contingência para viabilizar obras, distribuição de cestas básicas, além de poder liberar ajuda em recursos para a população atingida. Toda esta prestação de serviço e auxílio, conforme o decreto, não causa prejuízos às restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal, que baliza no país o controle de gastos pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

Monitoramento – A Defesa Civil de Maceió mantém os trabalhos de monitoramento e até a madrugada desta quinta-feira foram registradas 28 ocorrências, sendo a maioria de deslizamento de terras e sem vítimas.

Em 72h, já são 168 ocorrências atendidas; 75 famílias desalojados, das quais, cinco estão em abrigo municipal. Neste período, os pluviômetros registraram 289 mm de chuvas na capital alagoana. Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelos números 199 e 156.

Fonte: cadaminuto.com.br

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente