A Hora da Notícia

Pesquisa diz que Alagoas tem uma das gestões mais bem avaliadas do País

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Renan Filho / Foto: Reprodução

Alagoas é um dos dois estados do País com a gestão do governo estadual mais bem avaliadas pela população. É o que aponta uma pesquisa exclusiva realizada pelo instituto Exata/OP. Segundo o estudo, a gestão de Renan Filho (MDB), que governou o estado até o dia 1º de abril, teve 62,4% de aprovação.

As entrevistas foram coletadas entre 22 de abril e 1º de maio de 2022. Não foi feita nenhuma pergunta de caráter eleitoral, pois o levantamento não tinha fins de medição quantitativa de intenção de voto. O intuito era apenas avaliar as gestões estaduais do Brasil, por isso a pesquisa não precisou de registro Justo à Justiça Eleitoral. Os pesquisados respondiam a seguinte pergunta: “De maneira geral, você aprova ou desaprova o governo do seu estado?”.

Dos alagoanos ouvidos no levantamento, apenas 24,1% disseram desaprovar a administração do estado. Alagoas também é um dos dois estados que receberam a menor taxa de desaprovação na pesquisa, abaixo dos 30%.

Além de Alagoas, apenas o Ceará também teve a gestão bem avaliada, com 68,3% de aprovação da população. 

O saldo positivo das duas administrações estaduais melhor avaliadas (obtido subtraindo-se o percentual de entrevistados que diz aprovar o governo local do percentual de entrevistados que diz desaprová-lo) é de 38,3% positivos em Alagoas e de 45% no Ceará, que tinha como governador Camilo Santana (PT).

Confira os dados da pesquisa:

Ao todo, foram realizadas 15.600 entrevistas telefônicas para números fixos e celulares efetuadas em todo o País com o uso da tecnologia URA (Unidade de Resposta Audível, a mesma tecnologia largamente utilizada em pesquisas quantitativas pré-eleitorais).

O número de entrevistas completas e contabilizadas e as margens de erro variaram por blocos de unidades federativas – elas foram divididas de acordo com as respectivas populações (o quadro geral com o total de entrevistas e margem de erro de cada unidade federada está publicado no fim deste texto). Os dados foram pós-estratificados de acordo com as variáveis de gênero, idade e grau de instrução, de acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral, para melhor representação do universo da população. 

O Instituto Exata de Opinião Pública foi fundado em 1999 e está sediado em Brasília (DF). A realização desta pesquisa, que não tem propósito eleitoral nem caráter político, teve por motivação averiguar a opinião dos cidadãos de cada unidade da Federação em relação aos governos locais a menos de cinco meses do 1º turno do pleito geral de 2022.

*Com Agências

fonte: cadaminuto.com.br

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente