A Hora da Notícia

Prefeitura de Araucária implantará 240km de rede óptica

A infovia garantirá internet de qualidade e economia nas contas, além de abrir possibilidade para demais melhorias tecnológicas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
PRESTAÇÃO DE CONTAS

A Prefeitura de Araucária está finalizando a implantação da rede de fibra óptica no município, serão 240km de rede que tornarão o município uma “Cidade Digital”. O investimento é de R$ 10 milhões e inclui a implantação de dois datacenters para garantir a estabilidade do sistema.

Essa rede proporcionará internet de qualidade para todas as estruturas municipais (escolas, CMEIs, CRAS, UBS, entre outras), além de trazer mais economia nos custos de telefonia e possibilitar que a troca de informações seja mais rápida entre as unidades municipais, bem como a realização de novos serviços em benefício da comunidade.

A Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) informou que a Prefeitura tinha 1.430 linhas telefônicas e deve permanecer apenas com cerca de 120 linhas. Com a utilização da telefonia via internet, a expectativa é de que o custo mensal de telefonia caia cerca de 90%.

A ampla rede de fibra óptica está estruturada para que, em caso de interrupção em algum dos pontos (por falta de energia, por exemplo), o serviço de internet seja mantido graças a outras conexões disponíveis. O mesmo vale para o Datacenter, pois caso um deles tenha problema o outro consegue manter a conexão para as estruturas da Prefeitura.

Graças às conexões via rede óptica, todas as unidades da esfera municipal poderão utilizar o sistema de telefonia via internet (VOIP), já disponível na Unidade de Pronto Atendimento de Araucária (UPA).

A conclusão da Infovia abre possibilidades para a realização de diversas ações em benefício da comunidade local. Entre essas possibilidades estão, por exemplo, a disponibilização de sinal de internet grátis em espaços públicos (como praças) e a utilização de sistemas de câmeras voltadas para a segurança pública.

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente