A Hora da Notícia

Prefeitura de Araucária implantará 240km de rede óptica

A infovia garantirá internet de qualidade e economia nas contas, além de abrir possibilidade para demais melhorias tecnológicas.
Cópia de sua marca aqui (2)
BANNER-ANUNCIO-AHORADANOTICIA-JAND (2)

A Prefeitura de Araucária está finalizando a implantação da rede de fibra óptica no município, serão 240km de rede que tornarão o município uma “Cidade Digital”. O investimento é de R$ 10 milhões e inclui a implantação de dois datacenters para garantir a estabilidade do sistema.

Essa rede proporcionará internet de qualidade para todas as estruturas municipais (escolas, CMEIs, CRAS, UBS, entre outras), além de trazer mais economia nos custos de telefonia e possibilitar que a troca de informações seja mais rápida entre as unidades municipais, bem como a realização de novos serviços em benefício da comunidade.

A Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) informou que a Prefeitura tinha 1.430 linhas telefônicas e deve permanecer apenas com cerca de 120 linhas. Com a utilização da telefonia via internet, a expectativa é de que o custo mensal de telefonia caia cerca de 90%.

A ampla rede de fibra óptica está estruturada para que, em caso de interrupção em algum dos pontos (por falta de energia, por exemplo), o serviço de internet seja mantido graças a outras conexões disponíveis. O mesmo vale para o Datacenter, pois caso um deles tenha problema o outro consegue manter a conexão para as estruturas da Prefeitura.

Graças às conexões via rede óptica, todas as unidades da esfera municipal poderão utilizar o sistema de telefonia via internet (VOIP), já disponível na Unidade de Pronto Atendimento de Araucária (UPA).

A conclusão da Infovia abre possibilidades para a realização de diversas ações em benefício da comunidade local. Entre essas possibilidades estão, por exemplo, a disponibilização de sinal de internet grátis em espaços públicos (como praças) e a utilização de sistemas de câmeras voltadas para a segurança pública.

Compartilhe essa informação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente