A Hora da Notícia

Prefeitura lança site para contribuição popular na elaboração de Plano Plurianual

Teste Banner Anuncio Titulo Post

Victor Vercant / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió anunciou, nesta segunda-feira (09), a criação de um espaço virtual para participação da população na construção do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, um planejamento municipal para os próximos quatro anos.


A plataforma ‘Participa Maceió’ permitirá ao maceioense entrar em conhecer o planejamento, e, caso não se sinta contemplado, poderá encaminhar propostas para melhorias da região onde mora. Hospedada no site http://participa.maceio.al.gov.br, vai ajudar o município na elaboração do PPA, que é responsável por estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas e para os programas de duração continuada. Ele é feito no primeiro ano de mandato do prefeito como plano orçamentário para quatro anos, garantindo que as políticas públicas tenham continuidade durante o período.

Para o prefeito JHC, a interatividade proporcionada pelo Participa Maceió cria um ambiente inovador e facilita o acesso da população ao planejamento do município. “O que queremos é a contribuição da nossa gente para uma gestão de uma cidade melhor, mais inclusiva e preocupada com os problemas das comunidades. O portal foi criado para alcançar o maior número de cidadãos possível, de forma democrática e participativa”, declarou.

A Secretaria Municipal de Economia (Semec), responsável pela elaboração do PPA Participativo, adianta que o plano será alicerçado em três pilares: a integração de todos os órgãos que compõem a estrutura da Prefeitura Municipal de Maceió, a participação social e a interatividade digital. É uma forma democrática de administrar a cidade de maneira mais próxima da população.


O único requisito para quem se interessar na apresentação de propostas é criar uma conta de cadastro, informando, apenas, o número do CPF e definir uma senha de acesso. A partir do registro, será possível conhecer as propostas da prefeitura e enviar até três propostas de melhorias para a região.

A consulta pública, pelo portal, está aberta até o dia 25 de agosto. A partir desta data, de acordo com a programação, o município vai analisar as sugestões e trabalhar na divulgação do resultado das prioridades e das propostas da sociedade, o que deve acontecer até o dia 20 de setembro.

Dez dias após, a gestão planeja enviar o projeto de lei do PPA Participativo 2022-2025 para apreciação da Câmara Municipal de Maceió. A previsão é que a matéria seja aprovada na Casa de Mário Guimarães até o dia 30 de dezembro, voltando para as mãos do prefeito JHC para sanção.

“Nós tínhamos o Portal do Cidadão, mas é o mesmo canal para atendimento de prestação de serviços do setor tributário da prefeitura ao contribuinte. Reformulamos este espaço e chegamos ao modelo do Participa Maceió. O nosso desejo é que seja de fácil interação e que a população possa conhecer quais as propostas que o governo municipal tem para resolver os problemas já identificados pela equipe técnica. Conhecendo estas propostas, a sociedade pode eleger as prioridades e apresentar as propostas, caso opte por isto”, explica Jailton Nicácio, diretor de Planejamento Orçamentário da Semec, responsável pela iniciativa.

“O Participa é um canal de interação da Prefeitura de forma direta com nosso cidadão. Estamos implementando uma nova gestão do orçamento participativo e queremos saber o que as pessoas esperam da nossa gestão. A cidade que queremos será construída num esforço conjunto do poder público e a sociedade”, ressaltou o secretário de Economia, João Felipe Borges.

FONTE: GAZETAWEB

Compartilhe essa informação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente