A Hora da Notícia

Projeto cria curso pré-vestibular gratuito com foco em estudante de escolas públicas?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
prefeitura junho

Foto: Luciano Claudino / Reprodução

O Projeto de Lei 4115/21 prevê a criação de cursos pré-vestibular públicos no País. A proposta tem como princípios a gratuidade do ensino, a igualdade de condições, a liberdade de aprender e ensinar, e a garantia de qualidade. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, o atendimento prioritário será dado a estudantes de colégios públicos que estejam cursando o ensino médio. As instituições de ensino que vão ofertar os cursos serão mantidas pela administração pública e deverão seguir as normas jurídicas que norteiam a educação no País, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.


“Embora o requisito para acessar o ensino superior seja apenas ter concluído o ensino médio, muitos estudantes acabam recorrendo aos cursos pré-vestibulares com o objetivo de se prepararem melhor e, assim, conquistarem resultados mais satisfatórios”, argumenta o autor da proposta, deputado José Nelto (Pode-GO). “Porém, é sabido que esses cursos preparatórios cobram mensalidades altíssimas, e que a maioria dos estudantes de colégios públicos não possuem condições financeiras para tal investimento”, conclui o autor.

Tramitação – O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

fonte: tnh1

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente