A Hora da Notícia

Renan vai aguardar MP antes de processar delegado por abuso de autoridade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Renan vai aguardar MP antes de processar delegado por abuso de autoridade

Renan Calheiros vai esperar para ver se o Ministério Público Federal tomará a iniciativa de processar o delegado Vinicius Venturini por abuso de autoridade antes de entrar ele mesmo com um processo contra o policial. Venturini foi o autor do indiciamento do senador na semana passada num inquérito de corrupção.

Entretanto, o STF proíbe que a PF indicie pessoas com foro no tribunal. Esta é uma exclusividade dos ministros. Na visão de Renan, o delegado cometeu abuso de autoridade ao fazê-lo.

A Lei de Abuso de Autoridade, cujo autor foi o próprio Renan, dá o prazo de seis meses para que o MP tome a iniciativa da ação. Caso não o faça, a suposta vítima pode fazê-lo.

Renan foi indiciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O inquérito, aberto em 2017, investiga se o senador teria recebido, em 2012, propina de R$ 1 milhão da Odebrecht por aprovação de uma proposta no Senado que favorecia a Braskem, petroquímica da empreiteira.

Logo após a abertura da CPI da Pandemia, Anderson Torres, ministro da Justiça, disse que iria requisitar à PF informações sobre operações que investigam corrupção nos estados. O relator da comissão encara o indiciamento como uma retaliação do governo federal.
Fonte – Metrópoles

politica #politicaalagoana

fonte: blog.politicaalagoana.com.br

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente