A Hora da Notícia

Saúde recebe primeiras doses da vacina produzida 100% no Brasil

Teste Banner Anuncio Titulo Post

Vacina brasileira de Covid produzida pela Fiocruz

O Ministério da Saúde recebeu, durante a tarde desta quarta-feira (23/2), as primeiras doses da vacina contra Covid-19 produzida totalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O imunizante foi desenvolvido em conjunto com a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford, por meio de encomenda tecnológica firmada pela pasta.

O primeiro lote tem mais de 550 mil doses e será enviado aos estados nos próximos dias, depois de passar por processo de controle de qualidade. O investimento feito para viabilizar a produção nacional do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima para os imunizantes, foi de R$ 1,9 bilhão.

Em cerimônia nessa terça-feira (22/2), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vacinou algumas pessoas com o produto 100% brasileiro.

“O pilar central da nossa estratégia [de enfrentamento à pandemia] foi a encomenda de tecnologia à Universidade Oxford, hoje com IFA produzido por essa instituição de excelência que é a Fiocruz. Investimos R$ 1,9 bilhão na encomenda tecnológica em uma vacina segura, eficaz, efetiva com resultados surpreendentes”, disse o ministro.

O ministro aplicou doses da vacina em quatro pessoas. A pesquisadora SueAnn Clemens, da Universidade de Oxford, aplicou o imunizante em outras duas pessoas.

fonte: gazetaweb

Compartilhe essa informação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente