A Hora da Notícia

Trabalhos Legislativos da Câmara Municipal retornam nesta terça (7)

Cópia de sua marca aqui (2)
BANNER-ANUNCIO-AHORADANOTICIA-JAND (2)

Assessoria

Confortável após costurar uma base aliada ampla, o prefeito JHC (PL) é esperado, nesta terça-feira (7), para o discurso que marcará a abertura dos trabalhos legislativos deste ano na Câmara Municipal de Maceió. As sessões plenárias vão acontecer em novo horário (a partir das 10h), mudança aprovada pelos vereadores em dezembro do ano passado.

Outra novidade é a chegada – agora oficial – do Dr. Cleber Costa (PL) na composição do Parlamento, na vaga deixada pelo agora deputado Fabio Costa (PP). A fala do prefeito deve ser de afago aos vereadores. Com maioria absoluta declarada na Casa, ele não terá dificuldades para aprovar os projetos de interesse da prefeitura em 2023. E o cenário favorável a JHC sempre contou com a colaboração importante do atual presidente da Mesa Diretora, Galba Netto (MDB), que é o virtual vice-prefeito (com a saída de Ronaldo Lessa – PDT), pela linha de sucessão no Executivo e que goza do prestígio incontestável dos colegas.

A figura de ‘Galbinha’ e sua inteligência na articulação interna colaboraram – e muito – para que o gestor municipal tocasse os projetos e aprovasse cada um deles sem celeuma. Nem os resultados negativos na eleição passada diminuíram a notoriedade do prefeito na Câmara. Pelo contrário, como um ímã, ele conseguiu atrair mais vereadores para seu grupo e, com isso, expandir a influência e ofuscar os que insistem em se manter na oposição.


Dos vinte e cinco vereadores, apenas Teca Nelma (PSD) se mostra ferrenha opositora ao estilo JHC de governar. Outros que até então eram do campo adversário, como João Catunda (PP), Gaby Ronalsa (PV) e Joãozinho (PSD), voltaram a posar em fotos juntos com o prefeito. Eles estavam presentes na confraternização da Câmara, convocada por Galba Netto, e que selou o compromisso da base da maioria em apoio ao governo municipal.

No caso de Catunda, há possibilidade que ele se declare independente e reduza a pancadaria nos discursos em plenário, bem diferente da postura que adotou em 2022, quando soltou a ‘metralhadora’ contra a gestão a cada fala que proferia no Parlamento. A mudança de postura se dá pela aproximação de JHC com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP), guru do jovem parlamentar.


Outro que deve confirmar a postura independente, mas com sinais claros de aproximação, é o vereador Leonardo Dias (PL). Desde quando o prefeito se filiou ao Partido Liberal e declarou voto aberto ao ex-presidente Bolsonaro, no pleito passado, a temperatura entre ambos (prefeito e o vereador) ficou mais baixa. JHC é o presidente do PL Alagoas. O único vereador do PT na Casa de Mário Guimarães, Dr Valmir, nunca foi declaradamente da oposição, embora, nos discursos reforce a ideia de rivalidade entre esquerda e direita, nutrido pela polarização na campanha entre a representatividade do PL e do Partido dos Trabalhadores. Apesar disso, Valmir sempre demostrou simpatia pela gestão municipal e não tem colocado entraves na aprovação de matérias de interesse do Poder Executivo.

Relacionadas:

DILIGÊNCIAS
Vereadores se reúnem e reforçam apoio à Mesa Diretora de Arapiraca
Por outro lado, deve manter a postura de críticas a ações que julgar contrárias às suas ideologias. Do campo governista, o porta-voz e articulador da bancada é o vereador Siderlane Mendonça (PL), que tem a meta de se manter na função e continuar o trabalho de abrir espaço para que os projetos do Executivo tenham êxito na Casa de Mário Guimarães.

O ano legislativo deve ser bastante movimentado por se tratar de um período estratégico para o prefeito, que deve ir à reeleição no ano que vem. A composição e coerência da base aliada acabam sendo de fundamental importância para manter a popularidade do prefeito e do seu virtual vice em alta. Pesquisa recente aponta que a administração em Maceió é aprovada por quase 80% dos maceioenses.

fonte: gazetaweb

Compartilhe essa informação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente