A Hora da Notícia

Ufal retorna às aulas nesta segunda-feira (22) de forma online

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
PRESTAÇÃO DE CONTAS

FOTO: Divulgação

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) retoma as aulas dos 24 mil estudantes da graduação nesta segunda-feira (22), às 15h. O período letivo 2020.1 inicia num formato adaptado à realidade da pandemia da covid-19, mas que já carrega a experiência de ensino remoto do Período Letivo Excepcional (PLE). E é com esse conhecimento que a gestão espera receber alunos e professores para mais um desafio.

“Desejamos a nossa comunidade acadêmica, especialmente os estudantes, um retorno profícuo. Estamos empreendendo esforços para garantir o funcionamento da totalidade das atividades acadêmicas e administrativas, com segurança e qualidade”, destacou o reitor Josealdo Tonholo, completando: “Não está fácil lidar de forma simultânea com uma pandemia e uma crise financeira, sem precedentes, com cortes acentuados no orçamento, mas não faltarão capacidade de trabalho e dedicação de toda equipe para seguirmos nossa missão de transformar vidas e também salvar vidas, com o apoio do nosso valioso HU [Hospital Universitário Professor Alberto Antunes] e comunidade universitária”.

A comunidade acadêmica, que aguardava o retorno do calendário acadêmico, e cerca de 2,8 mil alunos novatos também iniciam suas jornadas na maior instituição de ensino de Alagoas no dia 22. É hora de conhecer pela tela os novos rostos que vão compartilhar as experiências na graduação e rever a turma saudosa dividida em janelas virtuais. Todos estão convidados a participar da Aula Magna transmitida ao vivo pelos canais da Prograd e Ufal Oficial, no Youtube, das 15h às 17h. A palestra Felicidade e motivação em tempos de pandemia será ministrada pelo microbiologista Bruno Severo Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Darão as boas-vindas o reitor Josealdo Tonholo, a vice-reitora Eliane Cavalcanti e os pró-reitores Amauri Barros (Prograd) e Alexandre Lima (Proest), além dos convidados para compor a mesa de honra Elaine Pimentel (FDA), Arnaldo Tenório (Arapiraca), Agnaldo Santos (Sertão), Gaus Silvestre (Ceca) e os representantes das três entidades de classe da Ufal; Adufal, Sintufal e DCE.

O palestrante da UFPE tem doutorado em Microbiologia e pós-doutorado em Medicina. Bruno é psicanalista clínico, educador sexual, coordenador da Palhaçoterapia do Hospital das Clínicas, membro do Núcleo de Humanização em Saúde do HC e assessor da Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Play nas aulas

As aulas do semestre 2020.1 serão essencialmente não presenciais e obrigatórias, já a oferta dos Estágios Obrigatórios da área de saúde segue de forma presencial. De acordo com a Resolução 09/2021 do Consuni/Ufal e Portaria 06/2021 da Prograd/Ufal, há também a possibilidade de realização de atividades práticas nesta mesma área, quando devidamente autorizadas pelas instâncias superiores.

Estão autorizados estágios presenciais e atividades práticas supervisionadas para os cursos de Medicina, Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Serviço Social, Educação Física, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Mas, a ideia é ampliar futuramente a oferta de atividades práticas e estágios na modalidade presencial para as Licenciaturas e demais Bacharelados seguindo protocolos de biossegurança, com base na evolução do cenário epidemiológico. Neste sentido, também estamos empreendendo esforços para viabilizar a contratação (assinatura) de Laboratórios Virtuais de Aprendizagem, o que ampliará a oferta de componentes curriculares com atividades práticas.

fonte: Gazetaweb

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente