A Hora da Notícia

Últimos dias de verão no Brasil terão sobe e desce na temperatura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
prefeitura junho

Agência Brasil

O verão termina em pouco mais de uma semana, no dia 20 de março, e os últimos dias da estação serão de sobe e desce das temperaturas. O frio já deve começar a dar as caras em algumas cidades do Sul e algumas mudanças bruscas são previstas, mas o clima deve ficar ameno na maior parte do tempo, como na cidade de São Paulo, enquanto o outono não chega oficialmente.

Segundo o Climatempo, a mínima na cidade de São Paulo deve chegar a 19°C nesta segunda-feira (14), com chance de chuva, e se manter assim na terça (15) e na quarta (16), dia em que a máxima será de apenas 21°C, a menor prevista para os próximos 15 dias. O termômetro só deve voltar a atingir os 30°C quando o outono estiver batendo à porta, no dia 19.

Vale lembrar que a capital paulista registrou mais de duas semanas seguidas com temperaturas acima de 30ºC. Na data do equinócio, contudo, a mudança será maior: a máxima de 30°C cai para 24°C, enquanto mínima fica em faixas parecidas, de 23°C para 21°C. A partir daí, a mínima pode chegar a 18°C nos dias seguintes, com a máxima de 23°C a 28°C, em período no qual a probabilidade de chuva começa a diminuir.

Ainda no Sudeste, o Rio de Janeiro continuará com máximas na faixa dos 30°C, chegando aos 36ºC no sábado (12). A menor máxima prevista para o fim do verão carioca será de 29º, na terça-feira (15). Já no dia 21 o número deve cair para 27°C.

Em Belo Horizonte, o termômetro chega a 17°C já nesta sexta-feira, mas com máxima de 30°C. As temperaturas devem ocilar nesta faixa, ou caem pouco, para 28°C na quarta (16). Enquanto isso, em Vitória, onde haverá uma alta de 34°C neste sábado (12), as máximas continuam na faixa dos 30°C até o início do outono, com a mínima em 21°C.

O frio já se aproximou da Região Sul nesta sexta-feira e derrubou as temperaturas, principalmente as mínimas, em razão de um ciclone formado perto da Ilhas Malvinas, no Atlântico Sul. Com algumas oscilações e momentos de mais frio, o restante do verão será majoritariamente de temperaturas amenas. A menor máxima entre capitais será em Curitiba, que não deve passar dos 20°C no sábado, com mínima de 16°C. Ao longo dos dias, contudo, a temperatura deve voltar a subir.

No Centro-Oeste, Cuiabá e Goiânia terão máxima de 34°C na próxima semana, um pouco a mais que Campo Grande, que deve registrar 33°C. Brasília, por sua vez, não passará dos 28°C e terá a menor máxima da região, com 27°C, e a menor mínima, de 17°C.

A oscilação de temperatura também vai atingir o Nordeste, mas com máximas que não vão passar da marca de 27°C. A mínima da região deve ser de 22ºC, número que deve ser atingido em Salvador apenas na próxima sexta-feira (18), mas já pode ser alcançado por Teresina, São Luís e Fortaleza neste final de semana.

A temperatura máxima de todo o Nordeste até o fechamento do verão deve ser de 32º. Já no Norte as máximas vão se manter acima de 30°C, com Boa Vista chegando a atingir 36°C no domingo (13). Macapá terá a menor máxima, com 27°C, enquanto Palmas deve registrar a menor mínima, de 21°C, na próxima sexta (18), mesmo dia em que terá uma máxima de 31°C.

fonte: tnh1

Compartilhe essa informação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Comente